sexta-feira, 15 de maio de 2020

RESENHA - Os Sonhadores

em sexta-feira, 15 de maio de 2020

Os Sonhadores



RESENHA - Os Sonhadores 》 ⠀
Autora: Karen Thompson Walker⠀
Editora: Alfaguara pela @taglivros ⠀
Nota: ⭐⭐⭐,5


📚 SINOPSE:
Uma pacta cidade nos Estados Unidos é transformada por uma misteriosa doença. Seus habitantes caem aos poucos em um sono profundo, perpétuo, e os que continuam despertos precisam aprender a seguir com a vida e a sobreviver - sem saber se irão acordar no dia seguinte. É um romance impactante, da autora do best-seller A idade dos milagres.
Ficção / Romance


    Os capítulos deste #livro intercalam muitos (muitos mesmo) personagens que estão ligados de alguma forma a doença que causa sono profundo, sonhos e até morte.
    A história toda começa em um dormitório universitário com uma aluna que acaba de voltar de uma festinha particular, cansada e pega no sono. É internada para observação, mas ao invés de melhorar, ela morre. E é aí onde o livro realmente começa - a inquietação. As vítimas internadas apresentam níveis incomuns de atividade cerebral. Será que estão sonhando? Ou seja: Você pode se sentir indisposto, ir dormir e nunca mais acordar.
    Os médicos e cientistas procuram achar respostas pra todos os ocorridos, mas enquanto isso, colocam uma universidade inteira em #quarentena, pois não se sabe se a doença é de fato contagiosa ou não. É bastante notório a agonia, o desespero, a falta de informação ou o excesso delas - o medo, a culpa, e todo o alarme que trouxera esse cotidiano instável. Kara foi a primeira a contrair tal doença. Os colegas de quarto, de universidade, de andar, dos dormitórios, os parentes, professores, zeladores, diretores, médicos - todos eles apresentam formas diferentes de lidar com a situação.
    É interessante acompanhar os personagens e suas diferentes reações, ações e perspectivas a uma possível #pandemia. Cada um entende a sua dor e prioridades e procura se defender disso à sua maneira. Uns de forma humanitária e responsável e outros nem tanto. Como com a nossa própria situação mundial (hoje).

📚 O livro me deixou extremamente desconfortável e "sonolenta", pois é narrado em terceira pessoa (o que eu particularmente não gosto nem um pouco), e por tratar deste assunto - um assunto em que infelizmente estamos inseridos e familiarizados no momento, acaba parecendo um #podcast.
    Embora a sua leitura seja fluída, dinâmica, um livro bem detalhado e bem escrito - se tornou muito arrastado para mim, pelo assunto, pelo grande número de personagens, pelo detalhamento extremo e pelo cenário atual em que estamos inseridos - E esperava MUITO MAIS do final!
     Eu não engatei na leitura como gostaria e achava que fosse. A escrita e narrativa não funcionaram para mim e eu achei muito cansativo cada capitulo do livro retratar a vida e perspectiva de pessoas ou famílias diferentes. Os capítulos são curtos, mas essa mescla de tantas vidas no livro, tantos medos, me fez cansar de ler e embolar um pouco os meus pensamentos quando se tratava de encaixar uma história na outra. 
    Acredito q escolhi um mau momento para fazer tal leitura, e aconselho você que está tão sensível e ansioso quanto eu com todos os acontecimentos da nossa realidade, que deixe para ler este livro depois que todo o "tumulto" passar!


“Um sentimento inquietante: descobrir que os adultos não estão mais preparados do que os jovens."

Nenhum comentário:

Postar um comentário



TOPO